18/04/2011 - Segunda-feira | A Razão

Homem é preso por extorsão
Suspeito foi preso em flagrante por volta das 3h de sábado quando ia pegar o dinheiro do crime

Suspeito amigo furtou notebook e exigiu
R$ 3 mil para não divulgar fotos da filha
da vítima de roupas íntimas
A noite de sexta-feira e parte da madrugada de sábado foi de pouca ação, mas de muito trabalho para, pelo menos, seis policiais do 3º Distrito Policia de Santa Maria e para o delegado Sandro Meinerz, titular do DP. A equipe montou uma campana para prender um suspeito de extorsão. O homem foi preso em flagrante no porão do seu edifício, após colocar a mão no dinheiro.

O caso de extorsão espantou até mesmo quem está acostumado a ver todos os tipos de crimes no seu dia-a-dia. Segundo Meinerz, o fato teria acontecido entre vizinhos de um prédio no Bairro Nossa Sra de Lourdes, na região leste da cidade. Uma família teria viajado para a praia e deixado as chaves do apartamento com um vizinho. Durante esse tempo, o apartamento teria sido furtado e um computador com diversos arquivos seria um dos objetos furtados. Depois de algum tempo, a família começou a ser chantageada com cartas e bilhetes pedindo dinheiro para não divulgar fotos da filha do casal com roupas intimas.
Após três semanas de negociações, a pessoa que estaria com o computador e que queria o dinheiro teria estipulado o valor em R$ 3 mil, e que queria o dinheiro na noite de sexta-feira. As orientações foram para que as vítimas colocassem o valor dentro de uma cesta e deixassem no porão do edifício.
Sabendo disso, os policiais ficaram de campana, das 18h de sexta-feira até as 3h de sábado, quando flagraram o suspeito caminhando pelo porão no escuro.
O homem negou qualquer participação na extorsão, e afirmou ter ouvido barulho no prédio e estar procurando algum ladrão. O suspeito foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência e encaminhado ao Presídio Regional de Santa Maria. “Eu já vi extorsão, mas dessa forma como aconteceu não, é impressionante. É uma coisa fora de contexto”, destacou Meinerz. Com mandados de busca e apreensão, os policiais efetuaram buscas no apartamento do suspeito e em seu escritório, no centro da cidade, onde encontraram o computador que teria sido furtado do apartamento.