18/04/2011 - Segunda-feira | Diário de Santa Maria

Preso por extorsão

Policiais esperaram cerca de nove horas pelo flagrante

Um homem de 61 anos foi preso em flagrante, na madrugada de sábado, suspeito de exigir R$ 3 mil de uma família de Santa Maria para devolver um notebook que havia sido furtado de um apartamento. A extorsão teria sido praticada por meio de cartas, acompanhados por fotos em roupas íntimas impressas a partir do computador sumido.

O caso começou em fevereiro, quando a família viajou e deixou desabitado o apartamento em que mora, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Na ocasião, a tarefa de ficar com as chaves do imóvel para alguma eventualidade ficou a cargo de um vizinho do prédio, considerado de total confiança. Foi esse vizinho que registrou o furto de um notebook e de algumas joias da família.

Há cerca de três semanas, a família começou a receber na caixa de correio cartas, manuscritas e impressas, de uma pessoa que dizia estar de posse do notebook furtado e que ameaçava divulgar fotos que estavam no computador. Para comprovar esse intento, alguns textos vinham acompanhados de imagens impressas de uma jovem, filha do casal que mora no apartamento.

Ao longo do tempo, as mensagens passaram a ficar mais insistentes. Enquanto isso, policiais da 3ª Delegacia de Polícia Civil (3ª DP) tentavam descobrir mais informações sobre o autor da extorsão.

Armadilha – Para chegar ao suspeito, o delegado Sandro Meinerz, titular da 3ª DP, combinou com a família para armar uma situação na qual o autor seria pego, dentro do prazo final dado por ele para o pagamento do “resgate”. Na sexta-feira à tarde, conforme a orientação dada em uma das mensagens, os R$ 3 mil exigidos pelo suspeito foram colocados em um caixinha pendurada por um fio em uma janela do porão do prédio em que mora a família. O suspeito pegaria o dinheiro pelo lado de fora do edifício.

Os policiais, então, montaram uma vigília, na esperança de que o homem aparecesse. Depois de rondar o porão por algumas vezes, ele foi pegar o dinheiro, por volta da 3h de sábado. Naquele momento, os agentes prenderam o suspeito, após cerca de nove horas de espera.

Qual não foi a surpresa da família ameaçada ao descobrir que o homem preso era o vizinho no qual haviam depositado sua confiança quando foram viajar. Com a prisão e o depoimento do suspeito, que admitiu a extorsão mas negou o furto, a polícia obteve na Justiça, por volta das 5h de sábado, um mandado de busca e apreensão no escritório do homem, na Rua Roque Calage, no Centro. No local, foi achado o notebook furtado, que estava bem escondido dentro de uma caixa.

O suspeito, que se diz “assessor de empresas” e corretor de imóveis – ele não tem registro no conselho regional da categoria – foi autuado em flagrante por extorsão. O homem ainda vai responder a inquérito pelo furto do notebook. Ainda na manhã de sábado, ele foi encaminhado para o Presídio Regional de Santa Maria.