13/04/2011 - Quarta-feira | Diário de Santa Maria

Força-tarefa contra o abigeato

Doze agentes, comandados pelo delegado de São Sepé, Edson Reis, foram até a localidade de Coxilha Verde, quase na divisa com Vila Nova do Sul, por volta das 6h de ontem, para cumprir 12 mandados de busca e apreensão. Seis homens foram detidos por posse ilegal de arma em São Sepé e um, em Vila Nova, por receptação. Caso não pagassem a fiança de R$ 1,2 mil estabelecida pelo delegado até o final do flagrante, eles seriam recolhidos ao presídio da cidade.

Segundo Reis, o objetivo da Operação Rebanho foi coibir o abigeato. O grupo era investigado há quatro meses. Com eles, foram apreendidos 14 armas, entre elas revólveres 38 e espingardas calibre 12 e 20.

– Buscávamos armas, munição, material de origem ilícita, quantidade exagerada de carne e couro de animal abatido. Estamos querendo evitar mais furtos de gado – diz o delegado.

De acordo com a polícia, o grupo agiria à noite. Após invadir as propriedades, atiravam contra os animais, na região da cabeça e do pescoço. Depois, pegavam apenas as partes nobres do gado, deixavam o restante e fugiam. Desde o início do ano, a Polícia Civil de São Sepé registrou mais de 20 ocorrências de abigeato.