13/04/2011 - Quarta-feira | Diário de Santa Maria

Quadrilha presa

Bando é suspeito de roubar defensivos agrícolas


Um grupo que agia na calada da noite foi desmanchado ontem pela manhã, em Ijuí, no noroeste gaúcho. Os 10 homens furtavam defensivos agrícolas em cidades como Júlio de Castilhos, Pinhal Grande, Tupanciretã, Santa Rosa e Três de Maio, entre outras. A suposta quadrilha aguardaria o sol baixar para invadir propriedades rurais, cooperativas e até bancos para furtar os produtos utilizados por agricultores. Segundo a delegada regional de Polícia Civil de Ijuí, Carla Mussi, que comandou a operação, os suspeitos eram investigados há cerca de quatro meses. Sete foram presos ontem, e três, na noite de segunda-feira.

– Pegamos informações com muitas pessoas. Formamos uma colcha de retalhos e chegamos até eles (bandidos) – explica.

Foram envolvidos 10 delegados e 50 agentes na Operação Cruzada, que reuniu policiais de seis delegacias regionais – Ijuí, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Soledade e Três Passos.

Da regional de Santa Maria, o delegado Jun Sukekava, que responde interinamente pela Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), foi até Ijuí com policiais auxiliar no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão e prisão. Mais de 15 casas foram revistadas pelos policiais, que recolheram armas de calibres 38, 12 e 20. Além disso, a quadrilha tinha cinco caminhonetes, que seriam utilizadas nos crimes e que foram apreendidas. Tratavam-se de duas S10, uma Ranger, uma Montana e uma Saveiro. Em uma das casas, a polícia encontrou centenas de frascos contendo herbicidas e inseticidas. Os 10 suspeitos foram recolhidos à Penitenciária Modulada de Ijuí e irão responder na Justiça por furto qualificado.

Presos antes – Após uma denúncia anônima, policiais militares do 29º Batalhão de Polícia Militar (29º BPM) de Ijuí detiveram, na noite de segunda-feira, três homens suspeitos de praticar roubos e furtos na zona rural de Ijuí, que fariam parte do mesmo bando preso ontem. Com os suspeitos, policiais encontraram marretas, chaves de fenda, alicates, miguelitos e outros objetos que seriam usados para furtos.