30/03/2011 - Quarta-feira | Diário de Santa Maria

Casa era esconderijo do tráfico

Polícia Civil prendeu três homens e uma mulher, na madrugada de ontem, no bairro Nova Santa Marta

Um golpe no tráfico. A madrugada de ontem foi vista assim pela Polícia Civil de Santa Maria. Pouco depois da meia-noite, cerca de 38 quilos de maconha, 854 gramas de cocaína, um revólver calibre 38 com numeração raspada, munições e uma cartucheira foram tiradas de circulação por agentes da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec).

No barraco em que estavam escondidos os 46 tijolos de maconha, na Vila Alto da Boa Vista, no bairro Nova Santa Marta, foram presos em flagrante por associação ao tráfico José Henrique Saydelles de Lima, 29 anos, Flávio da Silveira Ribeiro, 31, e Ari da Silva Rodrigues, 55. Em um casebre ao lado, os policiais prenderam Ana Sueli Silva da Costa, 27. No pátio da casa de Ana Sueli, havia um Escort – que a polícia suspeita que fosse utilizado para distribuir a droga em diferentes regiões da cidade –, e um tijolo de maconha. Os quatro mantiveram-se calados durante os depoimentos, afirmando que só falariam em juízo. O quarteto foi recolhido ainda ontem ao Presídio Regional de Santa Maria.

A ação de combate ao tráfico ocorreu, mais uma vez, porque a população denunciou.

– Vira e mexe havia denúncia de que eles estavam praticando esse crime. E as denúncias são importantes porque ajudam no nosso trabalho, e revelam que a população está confiando na polícia – avalia o delegado interino da Defrec, Jun Sukekava.

Como foi – Após receber uma denúncia anônima – por meio do telefone 197 – de que um Fusca teria estacionado em frente ao barraco e descarregado a droga, quatro policiais da Defrec foram ao local em uma viatura discreta. Chegando lá, os suspeitos que estavam na casa avistaram os policiais e começaram a correr. Em meio ao alvoroço, dois suspeitos teriam conseguido fugir. Ainda foi apreendida munição de revólver calibre 45 – arma de uso restrito –, que a polícia suspeita que deveria estar em posse de algum dos fujões.