23/02/2010 | Quarta-feira - A Razão

Preso um dos mais procurados da cidade

Policiais da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Maria prenderam na manhã de ontem um dos foragidos mais procurados da cidade. O homem que tem passagens por furto, roubo e uma condenação por latrocínio contou aos policiais que estava no litoral Norte do estado.
Uma denúncia levou os policiais da Defrec até Anderson Silva da Rosa, 27 anos, vulgo Capetinha, condenado por um latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido na noite do dia sete de abril de 2003, na Rua dos Abacateiros, na Vila Prado. Conforme o delegado da Defrec, Wladimir Urach, Rosa era um dos três foragidos mais perigosos e mais procurados de Santa Maria. A prisão aconteceu por volta das 10h de ontem na casa de uma irmã, na Rua Secundária, no Núcleo Central, na Nova Santa Marta.
Segundo Urach, Rosa é de alta periculosidade e tem vasta lista de passagens pela polícia por furto, roubo e uma condenação de 14 anos por latrocínio. “Ele costumava fazer assaltos a estabelecimentos comerciais e também em residências”, contou Urach.
Conforme contou aos policiais, Rosa estava passando uma temporada no litoral Norte do Estado, entre as praias de Capão da Canoa e Torres. Ele tinha mandado de prisão em aberto por suspeita de ter participado de um assalto a empresa Tritec, no ano passado, onde mais de R$3 mil foram levados. O crime mais grave na ficha criminal de Rosa foi o latrocínio que vitimou o comerciante Fernando da Rosa Trindade, 26, morto ao tentar impedir o assalto a sua locadora de jogos.
O crime teve a participação de pelo menos outros dois comparsas, Flademir Brum de Freitas que se suicidou na cadeia em 2008 e Carlos Zambiazi, morto durante o assalto. Na época estemunhas viram um carro vermelho sair em alta velocidade logo após os disparos. A Brigada militar apreendeu um revólver calibre 38 no local, onde vários equipamentos eletrônicos estavam arrumados dentro de duas sacolas.