18/02/2010 | Sexta-feira - A Razão

Delegado remete inquérito à Justiça

Foi remetido a Justiça esta semana o inquérito sobre a morte do comerciante Oswaldo Weber, 74 anos. Dois nomes foram apontados na autoria do homicídio e do furto de vários produtos. Outro nome é apontado por receptação.
O delegado titular da delegacia da Polícia Civil de Itaara, Marcos Rogério Ribeiro com o trabalho intenso dos policiais da sua DP e com o apoio de um policial da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecente s e Capturas de Santa Maria (Defrec) apuraram os principais fatos sobre a morte de Weber. Conforme as investigações e o inquérito remetido á Justiça, Valdecir dos Santos, 35 anos e Fernandes Lima Alves, 30, foram indiciados por roubo com agravante de morte, popularmente conhecido como latrocínio.  Outro suspeito será indiciado por receptação por ter sido encontrado em posse de um dos telefones celulares da vítima.
Para o delegado, a participação da população e da imprensa foi fundamental nas investigações. “A comunidade de Itaara colaborou, as pessoas não compactuam com uma violência tremenda que nem a deste crime. A participação da comunidade é fundamental sempre. A polícia faz o trabalho dela, mas as pessoas colaboram para que este trabalho seja feito”, destacou Ribeiro.
Weber foi morto entre a tarde e as 21h30 do dia 29 de janeiro, em uma estrada na localidade de Novo Pinhal, em Itaara. O corpo dele foi encontrado parcialmente queimado próximo ao carro que havia sido incendiado. Parte dos produtos coloniais que o idoso transportava no carro foram encontrados em uma propriedade rural em que Valdecir trabalhava. A arma do crime, uma espingarda calibre 20 foi encontrada dentro de um buraco, nas raízes de uma árvore, próximo a casa.
A ex-companheira de Valdecir contou à polícia que ele chegou em casa com um exemplar de A Razão com a matéria sobre o crime, e que ele confessou à autoria do homicídio a mulher. Ele e Fernandes foram presos na manhã do dia quatro de fevereiro e prestaram depoimento até a noite, quando foi deferida a prisão preventiva dos dois. Eles foram levados ao Presídio Regional de Santa Maria, onde permanecem à disposição da Justiça.