19/05/2011 - Sexta-feira | A Razão
Polícias Civil e Federal realizam operação contra exploração sexual


Operação apreendeu 135 garrafas de bebidas alcoólicas
sem procedência em duas casas noturnas e um veículo
em situação irregular

Uma mega operação foi montada pela Polícia Civil e pela Polícia Federal de Santa Maria na madrugada desta quinta-feira. A ação denominada “Filhas da Noite” visava combater a exploração sexual de menores de idade e foi realizada ontem por ser alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O movimento teve o apoio de policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE), de conselheiros tutelares, de fiscais do Ministério do Trabalho e agentes da Receita Federal.

Oitenta policiais dos três órgãos, coordenados pelo delegado José Antônio Amaral Neto, da Polícia Federal de Santa Maria, e pela delegada Débora Dias, da Polícia Civil, vistoriaram cinco casas noturnas. Foram apreendidas 135 garrafas de bebidas alcoólicas de procedência estrangeira contrabandeadas em duas das cinco casas fiscalizadas. Conforme um comunicado da polícia, os proprietários das casas noturnas podem responder pelo crime de contrabando e descaminho, previsto no art. 334 do Código Penal.  

As equipes contavam com uma central móvel de informática conectada à internet onde foram realizadas consultas aos bancos de dados policiais dos clientes, funcionários e das mulheres que se encontravam nos locais. Os veículos que estavam estacionados também foram fiscalizados e um deles, em situação irregular, foi apreendido. Ao todo foram 120 pessoas identificadas entre clientes, funcionários e garotas, além de 40 veículos. Para Amaral, o objetivo foi alcançado. “A intenção era reprimir crimes de abusos sexuais de crianças e adolescentes e integrar as forças de segurança pública no combate a criminalidade”, ressalta o delegado, que também destacou que nenhum menor de idade foi encontrado nas casas noturnas vistoriadas. Está foi à segunda operação de combate a exploração sexual este ano e em nenhuma delas a polícia encontrou menores nos locais.