06/05/2011 - Sexta-Feira | A Razão

Operação e mudanças na Civil

Policiais da 4ª DP com apoio de agentes de outras delegacias abordaram mais de 120 pessoas entre pedestres, motoristas e passageiros de veículos Abordagens e mais abordagens. Curiosos, moradores da região Leste da cidade acompanharam a movimentação da Polícia Civil na noite de quinta-feira. A ação faz parte da estratégia da nova  administração da Civil, que visa operações semanais de combate à criminalidade. Foram mais de 120 abordagens com foco na reaproximação da policiais com as comunidades locais.
Cerca de 29 policiais de todas as delegacias da cidade, chefiados pelo delegado Jun Sukekava, titular do 4º Distrito Policial, montaram barreiras e abordaram veículos, revistaram e identificaram pedestres, motoristas e passageiros, na operação denominada de Reconquista. As localidades que tiveram a atenção dos policiais foram o Beco do Beijo, a Vila Maringa e a Cohab Fernando Ferrari.
Segundo Sukekava, a movimentação iniciou às 19h30 e só parou por volta das 22h30, com resultado positivo. Conforme ele, as associações dos bairros da área do 4º DP já haviam sido informadas sobre a movimentação. “O que é gratificante são os elogios da comunidade durante a realização das abordagens, afirmando que é muito bom a presença da polícia nas ruas. Assim, apesar de não ter resultado em nenhuma apreensão ou prisão, a operação foi bastante satisfatória. Em termos de informações e aproximação com a comunidade, para nós foi um sucesso”, destacou Sukekava.
Movimentação na Defrec
Na tarde de ontem, o delegado Regional da Polícia Civil, Marcelo Arigony assumiu interinamente a chefia da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Maria. Conforme o delegado, as mudanças nas delegacias fazem parte da nova linha de trabalho que ele pretende desenvolver. As próximas ações devem ser intensificadas no combate ao furto de veículo, a receptação e o tráfico de drogas. “O furto é difícil de combater. Vamos intensificar o trabalho para tentar diminuir o número de veículos furtados. Mais de 90% dos veículos são recuperados. Os ladrões levam para algum lugar para tirar as peças. Eu já assumi a Defrec em outros tempos e também tínhamos a média de um veículo furtado por dia, e conseguimos zerar os registros de furtos”, explicou Arigony. Outro objetivo é trabalhar a integração entre as delegacias para facilitar as investigações.