03/05/2011 - Terça-feira | Diário de Santa Maria

Ladrões arrombam caixa

Bandidos invadem prédio da UFSM, onde estava equipamento, e levam dinheiro


Uma ação planejada e bem executada. Assim pode ser classificado o arrombamento de um caixa eletrônico do Banco do Brasil no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocorrido, provavelmente, no fim de semana. O valor levado, conforme registrado na ocorrência policial, foi R$ 36,5 mil.


Para chegar ao prédio 74, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), os ladrões buscaram um caminho pouco visível, um terreno ao lado que pertence ao Colégio Agrícola, onde há uma vegetação densa. Eles cortaram uma cerca de tela que faz a divisa entre a área do colégio e o pátio do prédio. Depois, arrancaram parte de uma espécie de janela de ventilação, abrindo um buraco de cerca de 70 centímetros de largura por 50 centímetros de altura, a uma altura de pouco mais de um metro do chão, e entraram na sala do setor de limpeza. A peça fica embaixo de uma escada no primeiro andar. Para alcançar o terminal, os bandidos também arrombaram a porta de ferro da sala que fica bem atrás do caixa eletrônico. Eles usaram um maçarico para arrombar o equipamento e fugiram levando a quantia.


Para acionar o maçarico, os ladrões passaram dois botijões de gás pelo buraco na janela para dentro do prédio. Em algum momento da ação, os ladrões arrombaram um depósito de ferramentas da Del Engenharia, responsável pela construção de um prédio em frente ao 74, levaram uma serra policorte, um martelo e uma talhadeira. A polícia não soube informar se as ferramentas foram utilizadas na ação.


O arrombamento foi percebido pela serviços gerais Márcia Roseli Lenarth, 37 anos. Como de costume, ela chegou às 6h55min. A servidora que estava na portaria abriu a porta do prédio para que ela entrasse e entregou-lhe a chave da sala da limpeza.


– Quando cheguei perto da sala vi que a porta estava aberta para trás. Vi um clarão e percebi que havia sido arrombado (buraco na ventilação). Saí e chamei a vigilância da universidade – conta Márcia.


Uma equipe da vigilância esteve no lugar, comprovou o arrombamento e acionou a Brigada Militar (BM). O Instituto Geral de Perícias fez levantamento no local. Mesmo se tratando de área federal, o furto qualificado será investigado pela 4ª Delegacia de Polícia Civil (4ª DP), já que o dano causado atingiu o bem de uma empresa de economia mista.


Segurança – O prédio é protegido por alarme com sensor de movimento, porém o dispositivo fica no corredor e não alcançaria o local onde o caixa estava posicionado (embaixo da escada), e não teria sido acionado. Conforme a vigilância da UFSM, o alarme do segundo andar do prédio teria tocado por volta das 22h de domingo. Os vigias da universidade teriam ido ao local, vistoriado as dependências e não teriam constatado nenhum problema.


De acordo com o pró-reitor de Infraestrutura, Valmir Brondani, esta é a primeira vez na história da UFSM que um caixa eletrônico é arrombado desta forma. Para ele, os prédios são seguros (veja ao lado).


– Temos quatro sistemas de segurança: monitoramento com câmeras nas ruas, alarmes nos prédios, a vigilância da universidade e a terceirizada – diz Brondani.


Banco – O gerente de negócios da agência do Banco do Brasil no campus, Bruno Cunha Moleta, acredita que a ação pode ter sido facilitada pela falta de movimentação no lugar no final de semana e pelo fato de o lado de trás do terminal ficar exposto, longe da parede. O banco ainda não deciciu se o ponto do terminal será extinto ou o caixa, reposto.