28/03/2011 - Segunda-feira | A Razão

Na madrugada, 300 veículos abordados e quatro menores encontrados em boate

Pelo menos três pessoas foram detidas durante a Operação Forte Apache. Por volta das 0h30, durante uma investida em uma casa noturna, na Avenida Walter Jobim, policiais revistavam e identificavam clientes e funcionários. Quatro menores foram detidos dentro do estabelecimento.Todos foram identificados e levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro de ocorrência. Em uma das abordagens, uma menor de 17 anos de idade foi encontrada usando documentos de outra pessoa. Na DP foi feita uma ocorrência de falsa identidade. Ela foi entregue a uma irmã e os documentos que  usava foram apreendidos. Outros três menores de idade foram recolhidos e entregues aos responsáveis.  

Já na segunda fase da operação, por volta das 2h30, os policiais intensificaram as ações em áreas escolhidas pelo alto número de ocorrências de furtos, assaltos a pedestres, roubos a estabelecimentos comerciais e tráfico de drogas. Foram abordados cerca de 300 veículos entre carros e motos, um foragido foi recapturado e uma pessoa foi detida por resistência e desobediência. Dois motoristas de “táxi executivo” foram abordados e detidos. Na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, um motorista de 35 anos foi abordado durante uma corrida de táxi. Ele foi identificado e após um Termo Circunstanciado foi liberado, ficando de fiel depositário do veículo. Uma hora depois, outro motorista suspeito foi abordado, desta vez na Vila Valdemar Rodrigues. O motorista alegou que fazia “bico” de “táxi executivo” nas horas vagas. Os dois detidos assinaram um TC e ficaram de comparecer em audiência marcada para outubro no Fórum local. A proprietária do veículo foi chamada e ficou de fiel depositária do veículo.

Durante as abordagens, um motociclista foi flagrado com material de Jogo do Bicho. Ele foi detido e levado à DP. A segunda fase da operação, que iniciou pouco depois das 2h, encerrou após as 4h, com resultado satisfatório, segundo Sandro Meinerz, um dos delegados que comandou a operação. “O saldo foi altamente positivo. Atingimos nosso objetivo e a receptividade da população foi muito boa. A nossa ação visava dar maior sensação de segurança à população”, disse Meinerz.

A atual política de operações na Civil iniciou com o novo comando na Delegacia da 3ª região , com a posse do delegado Marcelo Arigony, que assumiu com a missão de levar mais segurança à sociedade. “Buscamos a diminuição da criminalidade pela presença mais ostensiva da polícia nas ruas. A exemplo do crime do Fuzil (roubo de arma do Exército em Itaara, recuperada sexta-feira) e dos crimes mais graves, todos serão esclarecidos e os envolvidos  punidos”, afirmou . Ao todo, a Operação Forte Apache contou com o apoio de 48 policiais, três delegados e 12 viaturas.