15/04/2011 - Terça-feira | A Razão

Ação em busca do Fuzil


Exército e polícia realizaram buscas ao fuzil roubado no dia dois de março da 13ª Companhia Depósito de Armamento e Munição (13ª Cia DAM) e encontram munição de uso restrito no Bairro Santo Antônio, em Júlio de Castilhos. A operação, que cumpria mandado de busca e apreensão na sexta-feira, contou com a participação do Exército, da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC). Na manhã de ontem um homem foi detido pela PC em uma suposta fábrica ilegal de armas de fogo.
Policiais Militares da Polícia do Exército (PE), da PC de Júlio de Castilhos, da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Maria, e do Setor de Inteligência da Brigada Militar (SIBM) cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de um suspeito no Bairro Santo Antonio, em Júlio de Castilhos. No local foram apreendidos dois projéteis calibre 762, sendo que um deles era de festim e quatro projéteis calibre 9 milímetros. Como as munições eram de uso restrito das forças armadas, o homem foi detido e encaminhado à delegacia para prestar depoimento.
Conforme o delegado Gabriel Gonzales Zanella, titular da PC na cidade, o suspeito foi preso em flagrante, mas foi liberado pelo Poder Judiciário para responder em liberdade.
Conforme o Oficial de Comunicação da 3ª Divisão do Exército, Major Brancaleone, o inquérito tem 40 dias para ser concluído, após a sua instauração, que se deu no dia do roubo. “Nosso objetivo era o fuzil, as investigações só terminam quando encontrarmos o fuzil”, destacou o Major.
Já na manhã de ontem, a PC de Júlio de Castilhos e a BM, prendeu em flagrante, um homem de 31 anos por posse irregular de arma de fogo e comércio ilegal de arma de fogo, no Bairro Independência. Segundo Zanella, o detido mantinha uma fábrica artesanal ilegal de armas e recargas de munição em sua residência. No local foram apreendidas uma pistola garrucha calibre 22, 73 pontas ogivais de chumbo calibre 38, um tubo com 356 espoletas, 107 eletrodos para solda elétrica, peças de armas, uma furadeira de bancada, e ferramentas para montagem das armas e recargas de munições. O indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.