15/03/2011 - Terça-feira | Diário de Santa Maria

Fuzil roubado leva polícia a suspeito

Homem tinha munição restrita

O nebuloso caso do fuzil roubado em uma área militar em Itaara, segue dando o que falar. A novidade da vez se dá por conta de um suspeito, que foi preso na sexta-feira, em Júlio de Castilhos, com munições de uso restrito das Forças Armadas. Seriam seis no total: quatro de pistola 9mm e duas, sendo uma de festim, de 7.62 Fuzil Automático Leve (FAL). Essas últimas munições seriam da mesma arma que foi levada da 13ª Companhia Depósito Armamento e Munição (13ª Cia DAM), em Itaara, no dia 2 de março. O Exército, por sua vez, nega que a munição seja do 762 FAL. Mas a hipótese de que o suspeito esteja envolvido no crime pode ser elucidada no decorrer do Inquérito Policial Militar (IPM).

O homem que foi detido na última sexta-feira, no bairro Santo Antônio, em Júlio, seria um soldado da Brigada Militar da cidade, e teria cerca de 30 anos. O Exército tinha um mandado de busca e apreensão para cumprir na casa do suspeito. Mas como o IPM é mantido em segredo pela instituição, a identidade do suspeito não é revelada. Segundo o chefe da comunicação social da 3ª DE, major Roberto Brancalione, durante o cumprimento do mandado ficou constatado que não havia o 7.62 FAL na casa do PM, então, a Polícia Civil – que auxiliava na operação – tomou à frente da situação naquele momento.

– Outras coisas que não eram da nossa alçada fizeram com que ele (suspeito) fosse levado à polícia para prestar esclarecimento – explicou o major, referindo-se ao porte ilegal das munições que estava na casa do policial, e ainda informou que a investigação prosseguirá até que o fuzil seja encontrado.