17/02/2011-Quinta-feira: Diário de Santa Maria

 

Mais de um veículo furtado por dia

Nos primeiros 15 dias deste mês, foram registrados 18 casos

Estacionar em algumas ruas de Santa Maria é inseguro. Isso é o que revela levantamento da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) sobre o furto de veículos na cidade. Nos primeiros 15 dias de fevereiro, 18 carros e motos foram levados, chegando a marca de mais de um veículo por dia. No ano passado, todo mês de fevereiro registrou um furto por dia. Em janeiro deste ano, 23 veículos foram furtados. No total, nos primeiros 48 dias de 2011 (até o último dia 15), foram 41 casos.

O ladrões têm preferência por atacar no centro da cidade, à noite e aos finais de semana. As ruas preferenciais são as que ficam perto de casas noturnas e bares. Os ladrões também selecionam bem os carros que vão furtar. De acordo com a polícia, a preferência é por veículos mais antigos, com 15 ou 20 anos de uso.

– Estes carros são mais fáceis de abrir e, por isso, são os mais furtados – explica a chefe do setor de furtos e roubos de veículos da Defrec, Vera Rejane Barbosa de Freitas.

Os campeões são Uno (43 só em 2010), Gol, Kadett e Monza. Entre as motos, é a Yamaha YBR.

Desde 2006, o furto de veículos vem crescendo em Santa Maria. A exceção é o ano passado, quando houve uma pequena redução (veja quadro). Em 2006, 257 donos de veículos perderam seus bens para os ladrões. Três anos depois, o número chegou a 362. Segundo o titular da Defrec, Vladimir Urach, a alta pode ser explicada pelo aumento do consumo de crack na cidade.

– O aumento dos furtos coincide justamente com a entrada do crack na cidade. Os ladrões roubam a bateria e o som e trocam na hora em bocas de fumo – conta o delegado.

Isto explica os furtos relâmpagos, nos quais o ladrão leva o veículo para tirar algumas partes e logo o abandona. Dos 23 veículos furtados em janeiro deste ano, todos foram recuperados pela Defrec horas ou dias depois de serem levados. Neste mês, 23 já foram encontrados pela delegacia, cinco a mais que o número de furtados. Esses outros cinco haviam sido furtados anteriormente.

Prevenção – Para coibir os furtos, a polícia tem intensificado o trabalho nas áreas, dias e horários de maiores índices do crime. Outra forma de combate ao delito é fiscalizar desmanches de carros e monitorar os ladrões já conhecidos da polícia. Mesmo assim, é bom se prevenir.

– É bom evitar estacionar em locais escuros e sem movimento. Se o carro é antigo, é bom colocar um alarme ou sistema antifurto – orienta o delegado.