17/02/2011-Quinta-feira: Diário de Santa Maria

Recapturado um foragido do Regional

Fuga aconteceu no último dia 8

A ação conjunta entre a comunidade e a polícia resultou na prisão de Jeferson Alves de Campos, 27 anos, na manhã de ontem, na região centro-oeste da cidade. Ele é um dos oito homens que fugiram do Presídio Regional de Santa Maria no último dia 8.

Tudo começou com uma denúncia anônima. A Brigada Militar (BM) recebeu um telefonema informando que o foragido estaria em uma casa na Rua Verde, no bairro Noal. Por volta das 11h45min, uma viatura do Setor de Inteligência da BM e duas do policiamento ostensivo foram até o local. Na residência, os policiais encontraram Campos e mais dois homens, que foram presos em flagrante por tráfico. Todos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e encaminhados ao Presídio Regional. Na residência, foram apreendidas oito pedras pequenas de crack e cerca de R$ 5,50. O local é conhecido como ponto de tráfico, por isso a BM acredita que Campos tenha ido até lá para comprar ou consumir drogas.

Até o fechamento desta edição, os outros sete detentos que fugiram do Presídio Regional permaneciam foragidos. Para o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), tenente-coronel João Ricardo Vargas, a participação da comunidade é fundamental para que novas prisões ocorram (veja no quadro acima como denunciar).

– Quando recebemos uma informação, checamos e confrontamos com as que já temos. A partir daí partimos para a ação. Assim como tivemos sucesso nessa prisão, pedimos que as pessoas continuem ligando para conseguirmos pegar os sete que faltam – diz o comandante.

No mesmo dia da fuga do presídio, 30 presos da galeria C foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Santa Maria, no distrito de Santo Antão. Outros 30 já haviam sido levados para a nova casa prisional. Conforme o delegado penitenciário regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Rogério de Oliveira Mangini, não há data prevista para novas transferências.